Que sua empresa precisa de um site, você já está cansado de saber. Por outro lado, ter um site por ter não traz resultados algum. Sempre insisto que um site deve ser bem diagramado, bem projetado e focado nas necessidades dos usuários, sem dizer na qualidade visual que é muito importante!

Existem algumas formas simples de identificar se o investimento que você fez foi para o ralo, ou se você fez uma boa escolha ao contratar a empresa que desenvolveu seu site. Para uma análise mais profunda, você pode contratar nossa consultoria que avaliaremos os pontos positivos e negativos do seu site!

Mas você conseguirá acender o sinal vermelho com alguns sintomas abaixo de um site mal feito:

1 – Meu site não aparece no Google

Aparecer nas buscas orgânicas do poderoso buscador é o sonho de toda pessoa que possui um site na internet. Porém não é uma tarefa fácil, muito menos rápida. Pode levar tempo para que o Google comece a Rankear (posicionar) seu site nas buscas de palavras chaves co-relacionadas com o nome do seu site ou negócio. Geralmente para sites novos pode levar até 6 meses para esse processo vingar!

Entretanto, se seu site já está no ar tem algum tempo e nem por termos muito óbvios aparece nas buscas, algo pode estar errado. Buscar pelo nome da empresa e não obter resultados, é certeza de que algo muito errado foi feito. Veja na imagem abaixo:

Como você pode observar na imagem acima, a Cronos Design aparece em primeiro lugar nas buscas com muito mais autoridade que a empresa estrangeira de mesmo nome. Isso se dá ao fato de trabalharmos de maneira correta para rankear o site no google!

2- Não recebo contatos do meu site

Sua aba de contatos deve ser a mais clara e objetiva possível, facilitando o acesso do usuário!

Um dos principais fatores a serem avaliados por um site que não gera venda (que não é loja virtual), é a quantidade de contatos que gera ou leads.

Se você está aparecendo no Google, e percebe que as pessoas entram no seu site, mas elas não interagem solicitando orçamentos ou outro tipo de contato, provavelmente ele está falhando e você não está gerando resultados através dele.

3- Demora no carregamento do site

Pode parecer exagero, mas para o Google o tempo máximo para o carregamento de um site é de 2 segundos. Até 10 segundos é aceitável, mas mais pode prejudicar nos resultados que o site apresenta. A demora em carregar o site pode fazer por exemplo, o futuro cliente ou a pessoa que está navegando desistir de acessar o site, aumentando assim a taxa de rejeição do site.

Além de aumentar a taxa de rejeição (o que é ruim tecnicamente falando), o cliente pode ir no site do concorrente buscar o que desejava encontrar no seu!

4- Não é responsivo (Não funciona em celulares e tablets)

Responsivo. Essa palavra é um termo utilizado para definir algo que seu site DEVE ter! É inaceitável hoje em dia um site não ser responsivo (ou não ser adaptado para os diversos tamanhos de telas).

Como você pode ver na imagem acima o site da VF Veículos foi desenvolvido pensando nas variações que teria nos diversos tamanhos de tela. No exemplo acima é uma visualização de um Iphone 7″, você pode notar que todas informações estão ali e não é necessário ficar dando zoom para ver tudo claramente. Assim o site fica otimizado e leve para rodar em todas plataformas.

Levando em conta que as coisas estão mudando atualmente e a maioria das pessoas acessa sites, aplicativos e demais aplicações via celular, fica fácil pensar na importância desta etapa do projeto.

Conclusão

Construir um bom site para sua empresa exige investimento e uma agência capacitada para desenvolver um site bonito e otimizado para as novas tecnologias! Desconfie de empresas que oferecem sites fáceis e com orçamentos extremamente baixos. Nem sempre o barato é o melhor, e pode ter certeza que o barato sempre sai caro. Por isso na hora de investir no “cartão de visitas digital” da sua empresa, não poupe e pesquise bem para que seja feito um trabalho memorável!