Estamos em meio a um dos momentos mais importantes da futura história. Estamos fazendo par te da história do rápido avanço tecnológico, e se analisarmos a fundo, veremos que esse avanço está cada dia mais rápido. Evoluções estão acontecendo agora, enquanto você lê este texto. O que é muito bom, para o comércio, para nossas vidas. Tecnologias veem para melhorar nossas vidas.

A mobilidade tem sido uma das principais características das tecnologias e desta vida moderna que estamos vivendo. Trabalho, lazer, compras, comunicação e uma infinidade de tarefas diárias já não apresentam mais uma limitação geográfica. Hoje podemos manter contato com o outro lado do mundo em tempo real, por exemplo.

Essa mobilidade afeta e muito o comportamento de compra dos consumidores. Esse comportamento está se modificando quase na mesma velocidade que as tecnologias evoluem. E é extremamente importante sua empresa acompanhar e mapear esse comportamento, para poder entender com clareza os problemas e necessidades deste consumidor.

Hoje é possível comprar qualquer coisa através da internet. Coisa que não muito tempo atrás teríamos que nos deslocar até uma loja física, estudar sobre o produto e talvez visitar um concorrente para averiguar as melhores condições de preço/qualidade/marcas. Hoje os consumidores fazem isso online.

Para termos ideia da utilização da internet como fonte de informação de produtos, em 2016, a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil divulgou um levantamento que mostra que, antes de comprar:

– 83% consultam a internet;
– 41% costumam ir até lojas físicas;
– 22% buscam informações com amigos e parentes;
– 21% buscam aplicativos no celular
– 16% se informam pela TV;
– 13% por meio de jornais e revistas;

Sabendo disso, as empresas precisam buscar um melhor posicionamento no meio digital para poder competir de igual para igual com os concorrentes e atrair esse “novo consumidor” que está surgindo.

Para isso existem estratégias de marketing específicas para fazer sua empresa ganhar espaço nesse território. Além disso, é preciso diversificar nos pontos de atração que levam o consumidor a fechar a compra. Existem muitos pontos levados em consideração, como qualidade do serviço ou produto, preço, etc.

Esses são apenas alguns pontos que confirmam quanto que a tecnologia e a mobilidade tem afetado e afetarão o comportamento de compra do consumidor, mudando constantemente essa variável. Sabendo disso, cabe aos empresários e empreendedores se atentar aos novos padrões de consumo e se adaptarem da melhor maneira possível.