Vender é o resultado final de atrair, informar e nutrir o seu cliente.

Você deve estar atento ao que seu público alvo se interessa, entender suas necessidades e apresentar oportunidades e soluções para o que ele procura. A partir do momento que seu negócio passa atribuir benefícios para a vida de seu cliente, você conquistou a venda!

Com base nisto, existem métodos que é possível conduzir seus clientes com conteúdos de marketing até a concretização da tão esperada venda e satisfação, confira:

1- Descoberta e Interesse

Até então você tem uma marca, seu público não sabe que você existe.
Mas seu futuro cliente está ali, fazendo buscas na internet, pois possui um “problema” ou “desejo” que é satisfeito através de um produto ou serviço, que até então ele não encontrou ou não sabe que pode encontrar em você.

Então, como deve chegar até ele?

Gerando conteúdos nos blogs, criando newsletters, vídeos, artigos, ebooks, que o atraiam, e tenham informações que o estimulem, gere confiança e credibilidade. Normalmente artigos do tipo “10 dicas sobre vendas” ou “aprenda a criar o seu próprio site” geram ótimos resultados para se começar e por isso são muito utilizados nesta etapa inicial.

2- Consideração e Intenção

Nesta etapa o visitante já não é mais um visitante, pois já está familiarizado com o assunto que antes ele estava interessado, reconheceu a existência de um problema e já começou a considerar uma solução.

Aqui as nutrições devem ser feitas com conteúdos mais profundos e qualitativos, baseados na educação do consumidor e na solução do problema dele. Os conteúdos do tipo “10 dicas”, dão lugar com mais detalhes e informações sobre as necessidades e as oportunidades reais de investir em um produto ou serviço.

Nesta etapa você pode utilizar como ferramentas além dos blogs, news, vídeos, artigos e ebooks, webinars com apresentação de vídeos ao vivo de perguntas e respostas e ainda demonstrar cases de mercado (empresas que deram certo com a solução que você apresenta). Lembrando que nesta fase o conteúdo deve ser aprofundado, e revertido a um produto ou serviço e seus benefícios e soluções reais.

Neste momento você também pode aproveitar do interesse do seu público que já se encontra interessado nos seus conteúdos para filtrar algumas informações deles através de preenchimento de formulários para enviar e-mails que os interessem e reforcem a qualidade dele adquirir determinado produto ou serviço para ter seu “problema” solucionado de forma eficaz.

3- Avaliação e Compra

No momento da avaliação o cliente está em processo de busca do seu produto ou serviços. Nesta etapa estará levando em conta a credibilidade do seus conteúdos e avaliando com seu departamento de vendas se seus interesses irão realmente ser satisfeitos.

Como você ou seus vendedores podem convencer seu futuro cliente de que sua decisão será uma boa escolha?

Através da apresentação de cases de clientes (casos de sucesso e satisfação de outras pessoas), você apresenta a garantia que seu serviço é realmente bom. Contornando as possíveis objeções dos seus clientes e demonstrando que seu produto ou serviço é uma solução e jamais tem intenção de tornar-se um problema. Aproveite para demonstrar como ele funciona e porque funciona, as pessoas se sentirão seguras que você ou seus vendedores entendem e conhecem com o que trabalham e não estão ali para persuadi-las e sim comprovar sua eficácia.

Nesta fase além de todas ferramentas anteriores, você pode fornecer um maior conforto para seu cliente comprar de você mostrando o lado corporativo da sua empresa, onde ele poderá ficar por dentro de conteúdos relacionados ao crescimento e atuação do seu negócio, tais como notícias de conquistas do seu empreendimento, eventos que participa ativamente, quantos funcionários você tem e o que eles fazem, prêmios e reconhecimentos, entre outros. Aproveite para se valorizar!

Considerações Finais

Seu cliente deve continuar sendo impactado pelo seus conteúdos constantemente, é importante que ele continue sempre a ter notícias positivas da sua marca, porque para ele a informação tem grande valor.

Conteúdos originais, produzidos de forma a solucionar problemas e educar seu público é mais lucrativo que contratar vendedores. A qualidade do que você veicula, diz muito sobre o que você representa.

Conte com a Cronos Design para ajudar em suas dúvidas. Caso necessite de uma consultoria gratuita, é só falar com a gente via formulário de contato.

Espero que tenha gostado adoraríamos saber o que você achou.

Até a próxima.